Matrícula – Disciplina Isolada

De acordo com o Regimento Interno do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF), poderá ser concedida matrícula em disciplinas isoladas, com a anuência do professor da disciplina, a interessados que tenham ou não concluído o curso de graduação, desde que respeitados os prazos de matrículas. Estes discentes terão direito aos atestados de frequência e aproveitamento, que podem ser utilizados para solicitação de validação de créditos posteriormente.

Podem candidatar-se à matrícula em disciplina isolada no MPEF professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na Educação Básica, que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou que sejam estudantes do último período desses cursos.

Procedimento para solicitação de matrícula em Disciplina Isolada

ETAPA 1 – de 26/02 a 10/03 de 2024 envio de documentos para análise do(s) professor(es) da disciplina

O(a) candidato(a) deverá se inscrever por meio do link: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/ no período de 26 de fevereiro a 10 de março de 2024.

Caso o candidato não possua algum tipo de cadastro na UFSC, deverá realizar um cadastro prévio, clicando em “Cadastrar-se” na página de inscrição.

Documentos que deverão ser anexados no link da inscrição (em arquivo único e no formato PDF):

1. Requerimento de matrícula em disciplina isolada (Assine utilizando o Gov.br);
  2. Documento de Identificação que contenha CPF, RG e foto (Identidade ou CNH);
  3. Currículo Lattes atualizado (no ano vigente);
  4. Declaração emitida, assinada e carimbada pela Direção da Escola de que está em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental.
  5. Certificações: Para graduados: Diploma de Graduação e Histórico Escolar; Para graduandos: apenas Histórico Escolar.

Obs.: ao preencher o requerimento de matrícula, saiba que o servidor de e-mails da UFSC é bloqueado em e-mails do provedor da Microsoft. Por isso, pedimos que não indique e-mails hotmailoutlooklive ou msn. O estudante deve  indicar e-mail de outro provedor, como por exemplo @gmail.com.

O candidato deve pleitear vaga em APENAS UMA DISCIPLINA. A solicitação de matrícula em disciplina isolada não implica em efetivação da matrícula, sendo esta condicionada à aprovação pelo(s) professor(es) das disciplinas e da disponibilidade de vagas.

Os resultados das solicitações de matrícula isolada estão previstos para publicação em 11/03/2024 (no final desta página).

ETAPA 2 – de 11 a 18 de março de 2024 Veja resultados no fim da página, antes de realizar essa etapa. Somente serão matriculados estudantes, cujo pedido de matrícula foi deferido pelos professores da disciplina.

Em caso de deferimento da solicitação de matrícula, o candidato deverá apresentar na Secretaria do MPEF (sala A-106) no período de 11 a 18 de março de 2024 a documentação original (não é necessário trazer cópias) para conferência:

• Carteira de identidade e CPF;
  • Certificações: Para graduados: Diploma de Graduação e Histórico Escolar; Para graduandos: Histórico Escolar

OBS.: candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no MPEF ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para mnpef.blumenau@contato.ufsc.br informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s).

ENDEREÇO: Secretaria de Pós-Graduação Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau Rua João Pessoa, 2750 – Bairro Velha, Blumenau – SC, CEP 89036-256 – Bloco A,  sala A-106 Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136 E-mail:mnpef.blumenau@contato.ufsc.br Horário de atendimento regular: das 08h às 13h e das 14h às 17h Horário de atendimento de verão (18/12 a 23/02 de 2024): 07h30 às 13h30.