Formulários Internos
Clique sobre a solicitação desejada para ver os formulários correspondentes
- Solicitação de afastamento por motivo de doença ou maternidade
Para solicitação de afastamento por motivo de doença do(a) estudante ou de um familiar, o discente deve ler atentamente ao Memorando Circular 18/2018/PROPG que trata dos orientações e procedimentos para que seja realizado tal requerimento.– Formulário de Solicitação de licença para tratamento de saúde próprio ou de familiar
– Formulário de Solicitação de licença gestante, adotante e paternidadeVeja as legislações pertinentes e orientações clicando aquiEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexando o formulário e o atestado médico em arquivo compactado (.zip).
- Solicitação de matrícula
Acesse abaixo os formulários de matrícula do MPEF, para mais informações sobre as modalidades de matrículas, você deve acessar -> o Menu de Matrículas.– Requerimento de matrícula para aluno ingressante
– Requerimento de matrícula para aluno em disciplina isolada
– Requerimento de Ajuste de Matrícula – inclusão e/ou cancelamento de disciplinasEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). - Solicitação de indicação de Orientador(a) e Coorientador(a)
Caberá ao estudante buscar, entre os professores do programa, um orientador. A formalização da orientação se dará através da apresentação do formulário abaixo listado, devidamente preenchido e assinado por orientado e orientador.– Requerimento de indicação de orientador(a)/coorientador(a)Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). - Solicitação de cancelamento/trancamento/destrancamento
O fluxo do estudante nos cursos será definido nos termos do art. 28, podendo os prazos ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuadas trancamento e licença-maternidade e as licenças de saúde. O estudante de curso de Pós-Graduação poderá trancar matrícula por até doze meses, em períodos letivos completos, sendo o mínimo um período letivo. O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, resguardado o período mínimo definido no Regimento Interno do MPEF, ou a qualquer momento, para defesa de dissertação.Não será permitido o trancamento da matrícula nasseguintes condições:
I – no primeiro e no último período letivo;
II – em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso. – Requerimento de trancamento do cursoPara solicitar o Trancamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento e as Declarações Negativas de Débitos:– Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)
– Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)
– Requerimento de destrancamento do cursoO(a) discente pode solicitar desligamento do MPEF a qualquer momento, por meio do formulário abaixo listado:
– Requerimento de cancelamento/desistência do curso
Para solicitar o Desligamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento e as Declarações Negativas de Débitos:
– Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)
– Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) em pasta zipada.NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos. Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome. - Solicitação de validações
A solicitação de validação de créditos em disciplinas deve ocorrer no ato da primeira matrícula no Programa ou ao longo do curso.– Requerimento de validação de créditos de disciplinasO formulário, preenchido e assinado, deve ser enviado para a Secretaria do Programa pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), juntamente com os documentos comprobatórios da(s) referida(s) disciplina(s), que contenham as seguintes informações: ementa e/ou conteúdo programático, professor(a) responsável, nota/conceito e carga horária.Após a formalização, a solicitação será encaminhada para análise e deliberação do Colegiado. - Solicitação de prorrogação de prazo de curso
O fluxo do estudante nos cursos será definido nos termos do art. 28, podendo os prazos ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuadas trancamento e licença-maternidade e as licenças de saúde.A prorrogação é entendida como uma extensão excepcional do prazo máximo previsto no artigo 28, mediante aprovação do colegiado delegado.O estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:
I – por até 12 (doze) meses, descontado o período de trancamento, para estudantes de mestrado;
II – o pedido deve ser acompanhado de concordância do orientador;
III – o pedido de prorrogação deve ser protocolado na secretaria no mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso. IV – pedidos de extensão do prazo de prorrogação deverão ser protocolados na secretaria no mínimo 30 (trinta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso.– Requerimento de prorrogação de prazo para defesa de dissertação
– Carta do(a) orientador(a) com a justificativa da prorrogação
– Requerimento de reconsideração de prorrogação de prazo para defesa de dissertação
– Requerimento de solicitação de defesa fora do prazoEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). - Solicitação de formação de banca examinadora de Exame de Qualificação
Como parte das exigências a serem cumpridas pelo candidato ao grau de Mestre será exigida a apresentação de um Exame de Qualificação do Mestrado.
I – O exame de qualificação deverá ser apresentado no máximo até o término do 13º mês após o ingresso no programa.
II – O exame de qualificação de mestrado será constituído de um projeto, a ser defendido oralmente perante uma banca, no qual sugere-se a seguinte estrutura: resumo, introdução, objetivos, metodologia, viabilidade, andamento do projeto, cronograma e referências bibliográficas.
III – O estudante deverá encaminhar à Coordenadoria do Programa seu projeto de qualificação e formulário específico preenchido, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data de defesa.O(A) discente deverá encaminhar foto para convite de Qualificação.
Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.– Requerimento de Exame de Qualificação
– Requerimento de reapresentação do Exame de Qualificação de Mestrado - Solicitação de formação de banca examinadora de Defesa de Dissertação
É condição para a obtenção do título de Mestre a defesa pública de trabalho de conclusão no qual o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido, na forma de um produto educacional e uma dissertação de mestrado em que estejam descritos os processos que culminaram neste produto e sua aplicação em situações de ensino.Será exigido do candidato ao grau de Mestre para a marcação da defesa de dissertação:
I – obtenção de um número mínimo de 32 (trinta e dois) créditos, a serem completados no prazo mínimo de 12 (doze) e máximo de 24 (vinte e quatro) meses;
II – média global obtida nas disciplinas não inferior a 7,0 (sete);
III – obtenção de proficiência em língua inglesa;
IV – aprovação do seu projeto de pesquisa em exame de qualificação;
V – aplicação do Produto Educacional;A dissertação de mestrado deve ser entregue até 45 (quarenta e cinco) dias antes da data pretendida para defesa e o encaminhamento da dissertação deve ser realizado pelo orientador, encaminhando à secretaria do programa uma cópia digital (PDF) da dissertação e formulário específico preenchido, com a sugestão de membros para a banca examinadora.O(A) discente deverá encaminhar foto para convite de Defesa.
Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.– Requerimento de Defesa de Dissertação
– Requerimento de solicitação de defesa de dissertação fora de prazo - Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU
A Resolução Normativa Nº 52/2019/CPG define em seu Art. 2º, que: “Excepcionalidades que prejudiquem a entrega da versão final do trabalho de conclusão, dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 3º e 4º do art. 65 da Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, deverão ser decididas pelo colegiado delegado do Programa.”Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC – Dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca.
Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC – Procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC- Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU – preenchido e enviado pelo(a) Aluno(a)
– Formulário de encaminhamento da Decisão do Colegiado Delegado – preenchido pela SecretariaEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). - Solicitações diversas
Todos os formulários devem ser preenchidos, assinados pelo Assina UFSC e encaminhados pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) (com exceção do formulário 13 que deve ser enviado por e-mail).