Exame de Proficiência em Línguas

O Regimento do Mestrado Profissional em Ensino de Física (polo 52) estabelece que:

Art. 33. Será exigida a comprovação de proficiência no idioma inglês, podendo ocorrer no ato da primeira matrícula no curso ou ao longo do primeiro ano acadêmico.

• O estudo de idiomas estrangeiros para aprovação de proficiência não gera direito a créditos no programa.
  • Os estudantes estrangeiros dos programas de pós-graduação deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa, conforme previsto no regimento do programa.

Comissão do Exame de Proficiência em Línguas foi designada pela Portaria nº 021/2023/COORDFIS, com vigência até 07/08/2024 e é composta pelos professores Fernando Fuzinatto Dallagnol (Presidente) e Eslley Scatena Gonçales.

O exame de proficiência em língua inglesa é elaborado e aplicado pela Comissão aos estudantes regularmente matriculados nas disciplinas do programa e tem como objetivo avaliar a competência de leitura e interpretação textual de um texto técnico em língua inglesa.  A correção dos exames implica a atribuição de nota aos estudantes no intervalo de 0,0 a 10 (em intervalos de 0,5 ponto), de modo que o estudante que obtivem nota igual ou superior a 6,0 é considerado “Proficiente”.

De acordo com decisão do Colegiado Pleno em sua 10ª reunião, realizada em 30 de novembro de 2018, o MPEF também aceita a declaração de proficiência em língua inglesa que é emitida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC). Nesse caso, o estudante deve abrir chamado no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Secretaria da Pós-Graduação, anexando o Requerimento de Validação de Proficiência e a declaração emitida pelo DLLE em arquivo compactado (.zip).

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira 2023

O Exame de Proficiência em língua inglesa será elaborado e aplicado pela Comissão aos estudantes regularmente matriculados nas disciplinas do MPEF:

Da inscrição
O(a) estudante deve realizar sua solicitação  de inscrição clicando aqui no período de 01 a 31 de outubro de 2023, anexando o formulário de inscrição assinado e documento de identificação.

*Atenção! o sistema para efetivar a inscrição só estará aberto no período citado acima.

No formulário de inscrição, o candidato deverá realizar o preenchimento das informações solicitadas, anexar os documentos e conferir atentamente todos os dados e arquivos inseridos, e em seguida clicar em “Confirmar inscrição” para salvar e efetivar a inscrição.

Do Exame
O exame consiste de 8 questões sobre um pequeno artigo em inglês, as quais devem ser respondidas em português.

– É individual;
– É permitido a utilização de dicionário impresso;
– É vedada a utilização de tradutores online;
– As respostas das questões devem ser obtidas do texto, pois será avaliada a capacidade de interpretação do texto e tradução adequada nas respostas.

• Resultado: publicado em 16 de fevereiro de 2023.

• Resultado: publicado em 06 de maio de 2021.

2020

• não houve em razão da suspensão das atividades por conta da pandemia de Covid-19.

• Resultado: publicado em 02 de maio de 2019.

• Resultado: publicado em 18 de junho de 2018.
  • Resultado: publicado em 13 de novembro de 2018

• Resultado: publicado em 19 de outubro de 2017.

• Resultado: publicado em 30 de setembro de 2016.