Produto Educacional
Produto Educacional – Orientações para Discentes |
O Produto Educacional (PE) é um dos elementos centrais do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF). Trata-se de uma produção técnico-científica voltada à melhoria da prática docente e da aprendizagem de Física na Educação Básica. O PE deve ter aplicabilidade prática, ser fundamentado teoricamente, e resultar de uma pesquisa desenvolvida ao longo do curso. Ele é parte indissociável do trabalho de conclusão, compondo, junto à Dissertação, o conjunto a ser avaliado na defesa final.
Veja mais em:
Orientações para Dissertações e Produtos
Orientações para a escrita do relato de experiência
O Texto Didático de Apoio como um Produto Educacional
Documento Orientador da Dissertação, do Produto Educacional e Assuntos Correlatos
Para que serve e quais formatos o PE pode assumir? |
O Produto Educacional tem como finalidade responder a um problema identificado pelo(a) professor(a) em sua prática docente, promovendo a aprendizagem significativa dos conceitos de Física no Ensino Fundamental ou Médio. Além disso, deve ser replicável por outros(as) professores(as) da área, funcionando como uma ferramenta concreta de ensino, e contribuir com a inovação didática e a produção de conhecimento aplicado ao ensino de Física. O PE pode ser desenvolvido em diversos formatos, desde que respeite os princípios do curso e seja aplicável em contexto escolar real. Alguns exemplos incluem:
- Sequência didática;
- Texto ou manual de apoio ao professor;
- Jogo didático (físico ou digital);
- Vídeo ou videoaula;
- Aplicativo, software ou simulação;
- Livro, livreto ou hipertexto;
- Kit experimental ou dispositivo construído.
os Produtos Educacionais que já foram desenvolvidos pelos nossos estudantes do MPEF.
Como deve ser feito? |
O desenvolvimento do PE exige atenção a alguns pontos fundamentais:
- Vinculação ao Ensino de Física: o tema deve estar ligado a conteúdos de Física dos currículos da Educação Básica;
- Pesquisa aplicada: o PE deve ser testado e aplicado em sala de aula, preferencialmente com turmas regulares;
- Autonomia e clareza: o material deve ser compreensível e utilizável sem a necessidade de consultar a dissertação, com instruções claras de aplicação;
- Identidade própria: o PE é um documento independente, embora seja incluído como apêndice da dissertação. Ele também deve ser entregue separadamente, em arquivo próprio;
- Fundamentação teórica e metodológica: o PE deve estar embasado em teorias de aprendizagem e ensino de Física, conforme descrito na dissertação;
- Registro ético: caso envolva imagens de crianças ou adolescentes, é obrigatória a anonimização ou apresentação de autorizações legais;
- Formato final: mesmo materiais digitais (como vídeos ou aplicativos) devem ser acompanhados de um documento explicativo e orientador para seu uso em sala de aula.
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