Transferência entre polos MPEF

A seleção dos estudantes para o MPEF ocorre por meio de processo seletivo unificado, regido por Edital Nacional, aprovado pela CPG, e Editais Complementares dos polos, aprovados pelos Colegiados. Acesse a página de Processos Seletivos para saber mais sobre o ingresso no nosso polo do MPEF (nº52).

De acordo com o Regimento Nacional do Programa, há também a possibilidade de transferências de estudante entre polos (clique aqui para conhecer todos) desde que ambos os polos estejam de acordo e que haja compatibilidade de grades horárias e ofertas de disciplinas, de modo a viabilizar a conclusão do curso, pelo estudante, no prazo regimental contado a partir da primeira matrícula no polo de origem. 

Nos casos em que o estudante pretenda continuar a desenvolver o mesmo projeto de dissertação e produto educacional, deverá haver anuência documental do orientador do polo de origem do estudante, devendo a participação deste, no que couber, ser plenamente reconhecida por ocasião da apresentação do trabalho de conclusão.

As disciplinas já cursadas no polo de origem poderão ser integralmente aproveitadas (veja procedimentos no fim da página)


Procedimentos para solicitação de Transferência entre Polos

O(a) estudante interessado em solicitar a transferência entre polos do MPEF deve encaminhar para o e-mail mnpef.blumenau@contato.ufsc.br, dentro dos prazos definidos em calendário do MPEF (os mesmos que matrícula em disciplina isolada):

1. Requerimento de transferência – preenchido e assinado pelo(a) estudante, pelo(a) orientador(a) e pelo(a) Coordenador(a) da IES de origem;
2. RG e CPF (frente e verso);
3. Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado/divorciado). Obs.: Quanto a certidão de casamento, se divorciado(a), deve conter a averbação do divórcio.
4. Diploma de graduação (assinado em todos os campos, inclusive pelo diplomado) ou declaração de conclusão de curso de graduação com data da colação de grau (frente e verso);
5. Histórico Escolar da graduação (frente e verso);
6. Histórico de Mestrado (documento completo) com autenticação digital da IES de origem ou carimbo e assinatura de servidor(a);
7. Atestado de matrícula atualizado com autenticação digital da IES de origem ou carimbo e assinatura de servidor(a);
8. Currículo na Plataforma de Educação Básica (Cadastro na página https://eb.capes.gov.br/portal/);
9. Comprovante de que está em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no ensino fundamental: declaração emitida, assinada e carimbada pela Direção da Escola [contendo Nome completo do Diretor(a) da escola, CPF dele(a); nome da escola; rede de ensino; endereço da escola; nome completo do(a) candidato(a) ao MPEF (professor da escola); CPF do(a) candidato(a) ao MPEF (professor da escola)].
Obs.: pode ser apresentada a mesma declaração que foi enviada à IES de origem no ingresso.


Validação de créditos

A solicitação de validação de créditos em disciplinas deve ocorrer no ato da primeira matrícula no Programa ou ao longo do curso, por meio do envio do requerimento preenchido e assinado (pelo Assina UFSC, se aluno UFSC, ou pelo Gov.br, se externo a UFSC) e dos seguintes documentos:

  • Requerimento de validação de créditos de disciplinas
  • Documentos comprobatórios da(s) referida(s) disciplina(s), que contenham as seguintes informações: ementa e/ou conteúdo programático, professor(a) responsável, nota/conceito e carga horária.
    Obs.: estes documentos devem ter o carimbo e assinatura da instituição de origem ou autenticação digital.

A solicitação deve ser encaminhada pelo Portal de Atendimento Institucional (se aluno UFSC) e para o e-mail mnpef.blumenau@contato.ufsc.br (se externo à UFSC).

Após a formalização, a solicitação será encaminhada para análise da Coordenação e deliberação do Colegiado Delegado do MPEF da UFSC de Blumenau.