Secretaria da Pós-Graduação entra em greve a partir de 06 de maio

03/05/2024 10:49

A partir do dia 06 de maio de 2024, segunda-feira, a Secretaria da Pós-Graduação aderirá ao movimento de GREVE dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais.

Serão paralisadas todas as atividades realizadas pelo setor, incluindo os atendimentos presenciais, por telefone, por e-mail e pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). As demandas devem seguir sendo encaminhadas por e-mail  e/ou PAI e serão atendidas no findar da greve.

ENTENDA AS RAZÕES QUE MOTIVAM A GREVE:

SALÁRIOS DEFASADOS EM CERCA DE 70%: essa foi a perda de poder de compra que sofremos nos últimos 9 anos, já que ainda não há legislação que obrigue a reposição anual como ocorre com trabalhadores regidos pela CLT. Os 9% de reposição em 2023 não chegaram nem perto de recompor essas perdas. O governo propôs reajuste ZERO para 2024.

PLANO DE CARREIRA (PCCTAE) DESATUALIZADO: desde 2005 não foram realizadas revisões substanciais. O governo alega falta de espaço no orçamento, contudo, recentemente, reestruturou o plano de carreira de nove categorias.

CATEGORIA MAIS DESVALORIZADA DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: temos as piores remunerações, com algumas classes de TAEs recebendo valores próximos ao salário mínimo.

ESTAMOS PERDENDO SERVIDORES: muitos TAEs estão adoecendo devido ao excesso de trabalho e cobranças, não há reposição de vagas dos cargos extintos, além de termos uma alta rotatividade pelos baixos salários. Enquanto isso as exigências, carga de trabalho e burocracias só aumentam.

NOSSA LUTA É JUSTA: nosso objetivo não é prejudicar a UFSC, nem os estudantes, muito pelo contrário, o intuito é garantir o futuro da universidade pública, gratuita e de qualidade. E isso passa pela recomposição dos salários dos servidores, além de um orçamento compatível com a infraestrutura, atividades e necessidades da instituição.

Saiba mais nas redes sociais:

TAES na Luta –  Movimento Intersindical organizado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA SINDICAL) e pelo Sindicato Nacional que representa os  servidores (docentes e técnicos) da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SINASEFE).

SINTUFSC – Sindicato dos Trabalhadores da UFSC