Formulários Internos

Clique sobre a solicitação desejada para ver os formulários correspondentes

  1. Solicitação de afastamento por motivo de doença ou maternidade

    Para solicitação de afastamento por motivo de doença do(a) estudante ou de um familiar, o discente deve ler atentamente ao Memorando Circular 18/2018/PROPG que trata dos orientações e procedimentos para que seja realizado tal requerimento.– Formulário de Solicitação de licença para tratamento de saúde próprio ou de familiar
    – Formulário de Solicitação de licença gestante, adotante e paternidadeVeja as legislações pertinentes e orientações clicando aquiEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexando o formulário e o atestado médico em arquivo compactado (.zip).
  2. Solicitação de matrícula

    Acesse abaixo os formulários de matrícula do MPEF, para mais informações sobre as modalidades de matrículas, você deve acessar -> o Menu de Matrículas.– Requerimento de matrícula para aluno ingressante
    – Requerimento de matrícula para aluno em disciplina isolada
    – Requerimento de Ajuste de Matrícula – inclusão e/ou cancelamento de disciplinasEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  3. Solicitação de indicação de Orientador(a) e Coorientador(a)

    Caberá ao estudante buscar, entre os professores do programa, um orientador. A formalização da orientação se dará através da apresentação do formulário abaixo listado, devidamente preenchido e assinado por orientado e orientador.– Requerimento de indicação de orientador(a)/coorientador(a)Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  4. Solicitação de cancelamento/trancamento/destrancamento

    O fluxo do estudante nos cursos será definido nos termos do art. 28, podendo os prazos ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuadas trancamento e licença-maternidade e as licenças de saúde. O estudante de curso de Pós-Graduação poderá trancar matrícula por até doze meses, em períodos letivos completos, sendo o mínimo um período letivo. O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, resguardado o período mínimo definido no Regimento Interno do MPEF, ou a qualquer momento, para defesa de dissertação.Não será permitido o trancamento da matrícula nasseguintes condições:
    I – no primeiro e no último período letivo;
    II – em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso. – Requerimento de trancamento do cursoPara solicitar o Trancamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento e as Declarações Negativas de Débitos:

    – Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)
    – Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)


    – Requerimento de destrancamento do curso

     

    O(a) discente pode solicitar desligamento do MPEF a qualquer momento, por meio do formulário abaixo listado:

    – Requerimento de cancelamento/desistência do curso

    Para solicitar o Desligamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento e as Declarações Negativas de Débitos:

    – Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)
    – Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) em pasta zipada.NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos. Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
    1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
    2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
    3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
    4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.

  5. Solicitação de validações

    A solicitação de validação de créditos em disciplinas deve ocorrer no ato da primeira matrícula no Programa ou ao longo do curso.– Requerimento de validação de créditos de disciplinasO formulário, preenchido e assinado, deve ser enviado para a Secretaria do Programa pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), juntamente com os documentos comprobatórios da(s) referida(s) disciplina(s), que contenham as seguintes informações: ementa e/ou conteúdo programático, professor(a) responsável, nota/conceito e carga horária.Após a formalização, a solicitação será encaminhada para análise e deliberação do Colegiado.
  6. Solicitação de prorrogação de prazo de curso

    O fluxo do estudante nos cursos será definido nos termos do art. 28, podendo os prazos ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuadas trancamento e licença-maternidade e as licenças de saúde.A prorrogação é entendida como uma extensão excepcional do prazo máximo previsto no artigo 28, mediante aprovação do colegiado delegado.O estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:
    I – por até 12 (doze) meses, descontado o período de trancamento, para estudantes de mestrado;
    II – o pedido deve ser acompanhado de concordância do orientador;
    III – o pedido de prorrogação deve ser protocolado na secretaria no mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso. IV – pedidos de extensão do prazo de prorrogação deverão ser protocolados na secretaria no mínimo 30 (trinta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso.– Requerimento de prorrogação de prazo para defesa de dissertação
    Carta do(a) orientador(a) com a justificativa da prorrogação
    Requerimento de reconsideração de prorrogação de prazo para defesa de dissertação
    Requerimento de solicitação de defesa fora do prazoEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  7. Solicitação de formação de banca examinadora de Exame de Qualificação

    Como parte das exigências a serem cumpridas pelo candidato ao grau de Mestre será exigida a apresentação de um Exame de Qualificação do Mestrado.
    I – O exame de qualificação deverá ser apresentado no máximo até o término do 13º mês após o ingresso no programa.
    II – O exame de qualificação de mestrado será constituído de um projeto, a ser defendido oralmente perante uma banca, no qual sugere-se a seguinte estrutura: resumo, introdução, objetivos, metodologia, viabilidade, andamento do projeto, cronograma e referências bibliográficas.
    III – O estudante deverá encaminhar à Coordenadoria do Programa seu projeto de qualificação e formulário específico preenchido, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data de defesa.O(A) discente deverá encaminhar foto para convite de Qualificação. 
    Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.– Requerimento de Exame de Qualificação
    Requerimento de reapresentação do Exame de Qualificação de Mestrado
  8. Solicitação de formação de banca examinadora de Defesa de Dissertação

    É condição para a obtenção do título de Mestre a defesa pública de trabalho de conclusão no qual o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido, na forma de um produto educacional e uma dissertação de mestrado em que estejam descritos os processos que culminaram neste produto e sua aplicação em situações de ensino.Será exigido do candidato ao grau de Mestre para a marcação da defesa de dissertação:
    I – obtenção de um número mínimo de 32 (trinta e dois) créditos, a serem completados no prazo mínimo de 12 (doze) e máximo de 24 (vinte e quatro) meses;
    II – média global obtida nas disciplinas não inferior a 7,0 (sete);
    III – obtenção de proficiência em língua inglesa;
    IV – aprovação do seu projeto de pesquisa em exame de qualificação;
    V – aplicação do Produto Educacional;A dissertação de mestrado deve ser entregue até 45 (quarenta e cinco) dias antes da data pretendida para defesa e o encaminhamento da dissertação deve ser realizado pelo orientador, encaminhando à secretaria do programa uma cópia digital (PDF) da dissertação e formulário específico preenchido, com a sugestão de membros para a banca examinadora.O(A) discente deverá encaminhar foto para convite de Defesa. 
    Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.– Requerimento de Defesa de Dissertação
    Requerimento de solicitação de defesa de dissertação fora de prazo
  9. Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU
    A Resolução Normativa Nº 52/2019/CPG define em seu Art. 2º, que: “Excepcionalidades que prejudiquem a entrega da versão final do trabalho de conclusão, dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 3º e 4º do art. 65 da Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, deverão ser decididas pelo colegiado delegado do Programa.”Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC – Dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca.
    Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC – Procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC- Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU – preenchido e enviado pelo(a) Aluno(a)
    – Formulário de encaminhamento da Decisão do Colegiado Delegado – preenchido pela SecretariaEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  10. Solicitações diversas

 

Todos os formulários devem ser preenchidos, assinados pelo Assina UFSC e encaminhados pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) (com exceção do formulário 13 que deve ser enviado por e-mail).