Corpo Docente
O Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFSC Blumenau conta com um corpo docente qualificado, formado por professores doutores com ampla experiência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de professores de Física da Educação Básica e para o fortalecimento do ensino e da pesquisa na área.
Com doutorados que abrangem desde Física Teórica e Experimental até Educação em Ciências e Tecnologias, os professores do MPEF estão ativamente envolvidos em pesquisas que dialogam com os desafios do ensino básico, desenvolvendo propostas e projetos que integram teoria e prática. Essa diversidade de perfis acadêmicos e áreas de atuação assegura uma formação abrangente e alinhada às demandas contemporâneas da Educação em Física no Brasil.
Prof. Dr. Daniel Almeida Fagundes |
Doutor em Ciências (UNICAMP)
Professor permanente|daniel.fagundes@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Médio
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2008), mestrado em Física pela mesma instituição (2010), com a dissertação intitulada “Um Estudo sobre o Problema Inverso do Espalhamento Elástico de Hádrons em Altas Energias e a Aplicabilidade de uma Representação para a Parte Real da Amplitude”, orientada por Márcio José Menon, e doutorado em Ciências pela UNICAMP (2014), com a tese “Aspectos Não-Perturbativos e Fenomenológicos do Espalhamento Elástico de Hádrons em Altas e Ultra-Altas Energias”, também sob orientação de Márcio José Menon, com período sanduíche no Laboratori Nazionali di Frascati, Itália. Realizou pós-doutorado no Instituto de Física Teórica da UNESP (2015), com pesquisas voltadas à dinâmica do setor infravermelho da QCD e fenômenos não-perturbativos em processos hadrônicos. Sua pesquisa concentra-se em Física das Partículas Elementares, com ênfase em interações hadrônicas em altas energias, processos difrativos, neutrinos ultraenergéticos e física de raios cósmicos. Daniel contribui significativamente para o estudo de modelos fenomenológicos baseados em cromodinâmica quântica (QCD), com aplicação em experimentos realizados no LHC, RHIC e futuros colisionadores, como o LHeC e EIC.
Prof. Dr. Daniel Girardi |
Doutor em Mecânica Estatística e Transição de fases (UFSC)
Professor colaborador|d.girardi@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Fundamental
Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004), mestrado em Física pela mesma instituição (2006), com a dissertação intitulada “Nitretação de Grãos de Ferro Capeados com Camadas Nanométricas de Níquel”, sob orientação de Valderes Drago, e doutorado em Mecânica Estatística e Transição de Fases também pela UFSC (2010), com a tese “Simulação Numérica: Comportamento Dinâmico do Algoritmo de Niedermayer e Comportamento Crítico de Sistemas Aperiódicos”, orientada por Nilton da Silva Branco. Realizou pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Sistemas Complexos (2010-2011), com ênfase em Dinâmica da Rede e Estatística de Cristais. Suas principais áreas de pesquisa incluem Física da Matéria Condensada, Dinâmica de Rede, Sistemas Complexos e Modelagem Computacional, com aplicações em jogos espaciais, propagação de doenças, ventilação mecânica e fenômenos críticos. Daniel desenvolve projetos de inovação educacional, como o uso de plataformas Arduino e simuladores didáticos, contribuindo para a popularização da ciência e tecnologia. É autor de publicações científicas em periódicos internacionais e coordena iniciativas de extensão voltadas à formação de professores e alunos em física computacional e experimental.
Prof. Dr. Eslley Scatena Gonçales |
Doutor em física teórica pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-UNESP)
Professor permanente|e.scatena@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Fundamental; Física no Ensino Médio; Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.
Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade de São Paulo (IFSC-USP, 2005), mestrado em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-UNESP, 2008), com a dissertação intitulada “A massa do fóton e a eletrodinâmica de Proca”, sob orientação de Antonio José Accioly, e doutorado também em Física Teórica pelo IFT-UNESP (2012), com a tese “Tópicos em Teoria Quântica de Campos”, também orientada por Antonio José Accioly. Realizou pós-doutorado na UNESP (2013-2016), investigando teorias de ordem superior e suas aplicações na física teórica. Coordena o grupo de extensão GALILEU, dedicado à popularização da astronomia, e realiza pesquisas voltadas para ondas gravitacionais, teorias modificadas da gravitação e propriedades fundamentais de partículas elementares. Eslley tem experiência em teoria quântica de campos, eletrodinâmica de ordem superior e modelos de gravitação massiva.
Prof. Dr. Fabio Rafael Segundo |
Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas (UFSC)
Professor permanente|fabio.segundo@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Médio; Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.
Possui graduação em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2000), com a dissertação intitulada “Laboratórios remotos no ensino: estudo de caso do laboratório de experimentação remota para microcontroladores 8051”, orientada por Lia Caetano Bastos, e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC (2015), com a tese “Roteamento em Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções: Uma Abordagem Baseada em Redes Neurais”, orientada por Jean-Marie Alexandre Farines. Realizou pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal (2019), no Instituto de Telecomunicações, com ênfase em redes oportunistas e aprendizado de máquina. Suas áreas de pesquisa incluem redes tolerantes a atrasos e interrupções (DTN), sistemas computacionais aplicados à educação, aprendizado de máquina e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para ambientes educacionais e industriais. Fabio coordena projetos interdisciplinares que integram tecnologia e educação, como o uso de jogos eletrônicos e sistemas microcontrolados para o ensino de ciências e matemática. É autor de publicações em periódicos nacionais e internacionais, além de possuir patentes relacionadas a métodos de economia de energia em redes de dados oportunistas.
Prof. Dr. Fernando Fuzinatto Dall’Agnol |
Doutor em em Física pela (USP)
Professor permanente|fernando.dallagnol@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Médio; Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1995), mestrado em Física pela USP (1998), com a dissertação intitulada “Aplicação da Técnica de Varredura-Z na Obtenção de Parâmetros Térmicos em Absorvedores Saturáveis”, orientada por Sérgio Carlos Zílio, e doutorado em Física pela USP (2003), com a tese “Estudo da Influência do Volume Livre nos Mecanismos de Fotoisomerização em Azopolímeros”, orientada por José Alberto Giacometti. Suas áreas de interesse incluem propriedades ópticas e espectroscópicas de materiais condensados, emissão eletrônica e iônica, e fenômenos de impacto. Fernando tem experiência em simulações computacionais, modelagem de sistemas físicos com software como COMSOL e projetos de pesquisa aplicados à microeletrônica e fluidodinâmica. Destaca-se pelo desenvolvimento de projetos como análises de uniformidade de fluxo de ar e sistemas de emissão eletrônica por efeito de campo.
Profa. Dra. Lara Fernandes dos Santos Lavelli |
Doutora em Física (UFSCar)
Professora permanente|lara.fernandes@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Fundamental
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2004), mestrado em Física pela mesma instituição (2007), com a dissertação intitulada “Efeitos de Spin em Diodos de Tunelamento Ressonante tipo n não magnéticos”, sob orientação de Yara Galvão Gobato, e doutorado em Física também pela UFSCar (2010), com período sanduíche na University of Nottingham (Reino Unido), com a tese “Efeitos de Spin em Heteroestruturas Semicondutoras”, orientada por Yara Galvão Gobato e Mohamed Henini. Realizou pós-doutorados no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (2010-2013) e na Columbia University, EUA (2012-2013). Ela coordena o Grupo de Nanoestruturas Optoeletrônicas e desenvolve pesquisas em Física da Matéria Condensada, com ênfase em propriedades ópticas e espectroscópicas de materiais, pontos quânticos de carbono, grafeno e nanocompósitos. Suas linhas de pesquisa incluem espectroscopia de fotoluminescência contínua e resolvida no tempo, magnetotransporte e espectroscopia Raman.
Prof. Dr. Lucas Natálio Chavero |
Doutor em Física da Matéria Condensada (UFSC)
Professor permanente|l.chavero@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Fundamental; Física no Ensino Médio.
Possui graduação em Física Bacharelado (2006) e Licenciatura (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Física pela UFSC (2009), com a dissertação intitulada “Compósito Ordenado de Acrilato e Sílica como Plataforma para Nanoestruturação de Materiais”, orientada por Maria Luisa Sartorelli, e doutorado em Física pela mesma instituição (2013), com a tese “Desenvolvimento e Caracterização de Plataformas Nanoestruturadas de Polipirrol para Biossensores Amperométricos Não Enzimáticos e Enzimáticos”, sob orientação de Maria Luisa Sartorelli. Suas áreas de interesse incluem Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia, com foco em síntese e caracterização de materiais nanoestruturados, nanocompósitos e pontos quânticos de carbono. Atua no desenvolvimento de aplicações inovadoras desses materiais em dispositivos optoeletrônicos, biossensores e sensores eletroquímicos. Lucas possui experiência em técnicas como litografia de nanoesferas, eletrodeposição e espectroscopia de impedância eletroquímica, além de coordenar projetos voltados para a integração entre pesquisa científica e ensino.
Prof. Dr. Marcelo Dallagnol Alloy |
Doutor em Física (UFSC)
Professor colaborador|marcelo.alloy@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Física no Ensino Médio; Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.
Marcelo Dallagnol Alloy possui graduação em Física – Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004), mestrado em Física pela UFSC (2007), com a dissertação intitulada “Revisitando as Estrelas de Nêutrons: Incluindo Rotação e a Carga Elétrica”, orientada por Débora Peres Menezes, e doutorado em Física também pela UFSC (2012), com a tese “Pasta Nuclear e Evolução de Protoestrelas de Nêutrons”, sob orientação de Débora Peres Menezes. Durante o doutorado, investigou aspectos não-lineares da matéria estelar em altas densidades, com ênfase em modelos de estrutura estelar. Suas áreas de pesquisa incluem astrofísica nuclear, evolução estelar e propriedades da matéria em condições extremas, como a fase pasta nuclear em estrelas de nêutrons. Marcelo é autor de publicações científicas em periódicos internacionais de alto impacto, além de participar de colaborações científicas que investigam a interface entre física teórica e astrofísica.