Entrega da Versão Final da dissertação
Depósito na BU dentro do prazo estabelecido pela banca examinadora: |
A Dissertação deverá ser redigida em língua portuguesa, de acordo com as normas de informação e de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vigentes e atendendo aos procedimentos para elaboração e depósito estabelecidos pela Câmara de Pós-Graduação e pela Biblioteca Universitária da UFSC:
- Resolução Normativa Nº 46/2019/CPG
- Procedimentos da BU entrega de trabalhos de conclusão de mestrado
- Normalização de Trabalhos Acadêmicos
- Depósito legal de Dissertações e Teses da pós-graduação
A versão final aprovada da Dissertação deverá ser, obrigatoriamente, depositada na Biblioteca Universitária da UFSC, exclusivamente em formato digital, dentro do prazo estipulado pela banca examinadora na Defesa. |
Esse prazo é determinado considerando o Regimento do MPEF ao qual o(a) discente está vinculado e estará disponível na ata da defesa:
a) se for ao Regimento Interno – 2022: o prazo é de 90 dias
b) se for ao Regimento Interno – 2017 pode variar entre 30, 60 ou 90 dias a depender da quantidade de correções solicitadas pela banca.
Para a entrega de dissertações na BU devem ser realizados os seguintes passos, exatamente nesta ordem:
|
*Passo-a-passo elaborado pela BU.
Submeti minha dissertação na BU dentro do prazo, mas foi indeferido. O que devo fazer? |
Se o discente submete a dissertação dentro do prazo estabelecido na Biblioteca Universitária, mas pelo não cumprimento de alguma regra*, tem essa submissão indeferida, o Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU) envia um e-mail ao(à) aluno(a) explicando os motivos do indeferimento. Nesse caso, o(a) estudante deve realizar as correções solicitadas pela Biblioteca e submeter o trabalho novamente.
IMPORTANTE: a submissão de dissertações na biblioteca funciona por meio de chamados no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca. Assim, quando você realizar as correções deve responder ao e-mail de indeferimento que recebeu para que a sua solicitação fique no mesmo chamado. Não abra novo chamado no PAI da BU, pois isso é entendido pelo sistema como uma nova solicitação.
*leia as orientações disponíveis no Manual para entrega de teses e dissertações na BU/UFSC para evitar que isso aconteça
Não Submeti minha dissertação na BU dentro do prazo. O que devo fazer? |
A Resolução Normativa Nº 154/2021/CUn que dispõe sobre a Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina, é taxativa :
“A versão definitiva do trabalho de conclusão de curso, levando em consideração as recomendações da banca examinadora, deverá ser depositada na Biblioteca Universitária da UFSC em até 90 (noventa) dias após a data da defesa.” (para os alunos vinculados Regimento 2022, para os que estão vinculados ao Regimento 2017 vale o prazo definido pela banca: 30, 60 ou 90 dias) |
Entretanto, a mesma Resolução define:
“Excepcionalidades eventuais que prejudiquem a entrega da versão definitiva da Dissertação, dentro do prazo estabelecido deverão ser decididas pelo Colegiado Delegado.“
Assim, caso o(a) discente tenha uma justificativa excepcional para que o envio não tenha ocorrido no prazo deve:
- Realizar a leitura atenta das normativas da Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC, que dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca e o Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC, que trata dos procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC e
- Preencher o Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU assinar pelo Assina UFSC, coletar a assinatura do seu orientador(a) e abrir chamado pelo Portal de Atendimento Institucional da Secretaria de Pós-Graduação.
Em seguida, o pedido do(a) discente será analisado em Reunião do Colegiado Delegado do Programa e, se deferido, será encaminhado pela Secretaria do Programa em formulário próprio para a Coordenadoria de Acompanhamento de Programas (CAP) que alterará o prazo no sistema.
Dúvidas?
Atendimento:
Serviço de Seleção e Aquisição (SSA/DECTI/BU)
E-mail: teses@contato.ufsc.br
Telefone: (48) 3721-4571