Trancamento de Matrícula
| ORIENTAÇÕES |
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O fluxo do estudante no curso será definido nos termos do art. 28 do Regimento Interno do MPEF, podendo os prazos ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuados trancamento e licença-maternidade e as licenças de saúde.
O estudante de curso de Pós-Graduação poderá trancar matrícula por até doze meses, em períodos letivos completos, sendo o mínimo um período letivo. O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, resguardado o período mínimo deum período letivo, ou a qualquer momento, para defesa de dissertação.
É importante destacar que não existe trancamento de disciplina, apenas trancamento de matrícula (em que todas as disciplinas daquele período letivo são canceladas da grade do/a aluno/a). Caso o(a) discente queira cancelar uma disciplina apenas, deve realizar os procedimentos dentro do prazo de Ajuste de matrícula – aluno regular. |
N
ão será permitido o trancamento da matrícula nas seguintes condições:
I – no primeiro e no último período letivo;
II – em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso
| Procedimentos para solicitação do Trancamento |
Para solicitar o trancamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento de trancamento e as Declarações Negativas de Débitos da Biblioteca e do Restaurante Universitário:
Requerimento de trancamento do curso;- Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária
(solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br) - Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário
(solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)
| Esse requerimento deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo Assina UFSC e encaminhado junto com as declarações negativas (em pasta zipada) à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI). |
Obs.: NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos.
Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.
| Procedimentos para solicitação do Destrancamento |
O destrancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, resguardado o período mínimo de 1 período letivo (1 semestre), ou a qualquer momento, para defesa de dissertação. Para solicitar o destrancamento, o(a) discente deve preencher o requerimento abaixo. de destrancamento assinar pelo Assina UFSC e enviar à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
O documento assinado pelo Assin@ UFSC deve ser encaminhador à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
OBS.: o destrancamento poderá ser realizado no meio do semestre, desde que o estudante já tenha cumprido todos os créditos em disciplinas e precise apenas realizar a qualificação/defesa de dissertação.
ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua Marechal Rondon, 880 – Bairro Salto do Norte, Blumenau – SC, CEP 89065-200 – Bloco B, sala B.018
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: mnpef.blumenau@contato.ufsc.br
Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 15/12/2025 a 06/03/2026): das 07h às 13h





É importante destacar que não existe trancamento de disciplina, apenas trancamento de matrícula (em que todas as disciplinas daquele período letivo são canceladas da grade do/a aluno/a). Caso o(a) discente queira cancelar uma disciplina apenas, deve realizar os procedimentos dentro do prazo de 







