Edital de Seleção de Bolsistas – Turma 2025

Edital de Seleção de bolsistas MPEF 2025

A Coordenação do Polo 52 do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) torna público o financiados pela CAPES/PROEB para a turma de 2025. A bolsa terá duração de até 24 meses, com início previsto para o primeiro semestre de 2025. O número de bolsas será definido pela Comissão Nacional de Pós-Graduação (CPG), de acordo com a demanda qualificada e a disponibilidade de recursos da CAPES. As inscrições estarão abertas no período de 15 de fevereiro a 14 de março de 2025, por meio do

Podem concorrer à bolsa os candidatos regularmente matriculados na turma de 2025 do MNPEF – Polo 52, que sejam professores efetivos ou temporários e atuem como regentes de classe na rede pública de Educação Básica. Além disso, é necessário que não estejam usufruindo de bolsa em qualquer outra modalidade, salvo as permitidas pela legislação, e que estejam cadastrados na Plataforma Paulo Freire (🔗 freire.capes.gov.br). 📌 Observação: Professores cedidos a órgãos públicos, sindicatos ou em funções de gestão não poderão receber a bolsa, exceto se a cessão for exclusivamente para o exercício da docência.

DOCUMENTOS DO PROCESSO SELETIVO

Edital de Seleção de Bolsistas Turma 2025publicado em 17/02/2025
Formulário de inscrição – de 15 de fevereiro a 14 de março

 

Como se inscrever?

As inscrições estarão abertas no período de 15 de fevereiro a 14 de março de 2025, e deverão ser realizadas em duas etapas: uma pelo Sistema CAPG (🔗capg.sistemas.ufsc.br/inscricao) e a outra presencialmente, apresentando os documentos originais na Secretaria de Pós-Graduação. O candidato deve acessar o sistema, preencher o formulário de inscrição, anexar os documentos comprobatórios (listados abaixo) e confirmar a inscrição. Após isso, deverá apresentar, durante o período de inscrição, todos os documentos físicos e originais na Secretaria de Pós-Graduação da UFSC.

OBS.: caso o candidato não possua cadastro na UFSC, será necessário realizá-lo previamente na mesma plataforma, clicando em “Cadastrar-se”. Além da inscrição digital, os documentos originais devem ser apresentados para conferência na Secretaria de Pós-Graduação do campus Blumenau. Durante o período de inscrição, as informações poderão ser alteradas no sistema até o encerramento do prazo, acessando a opção “Já fiz minha inscrição e desejo gerar o comprovante ou alterar as minhas informações”.

ETAPA 1 – Envio digital dos documentos (via CAPG)
de 15/02 a 14/03 de 2025

  1. Formulário de inscrição preenchido, e assinado pelo Gov.br;
  2. Documento de identidade e CPF;
  3. Declaração de exercício da docência que comprove que o(a) candidato(a) é professor(a) (efetivo(a) ou temporário(a)) regente de classe das redes públicas da Educação Básica assinada por autoridade competente (como o Diretor da Escola), a qual não deverá ter data de emissão superior a 30 (trinta) dias contados a partir da data da matrícula do(a) discente no curso;
  4. Comprovante de renda (declaração do IR ou contracheques dos últimos três meses).

ETAPA 2 – Apresentação de originais na Secretaria
de 15/02 a 14/03 de 2025

Durante o período de inscrição, os(as) candidatos(as) também deverão apresentar a documentação física completa e original na Secretaria de Pós-Graduação da UFSC – campus de Blumenau, para conferência dos documentos (Não precisa apresentar cópias dos documentos, apenas os originais):

  1. Documento de identidade e CPF;
  2. Declaração de exercício da docência que comprove que o(a) candidato(a) é professor(a) (efetivo(a) ou temporário(a)) regente de classe das redes públicas da Educação Básica assinada por autoridade competente;
  3. Comprovante de renda (declaração do IR ou contracheques dos últimos três meses). Obs.: precisa ser apresentado apenas se não for digital.

Secretaria de Pós-Graduação
UFSC – Campus Blumenau
Rua João Pessoa, 2750, Bairro Velha, Blumenau, SC, Bloco A, sala A-106
📞 Telefones: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
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⏰ Horário de atendimento: das 07h às 13h